A Cia. de Teatro Nu Escuro realiza no mês de julho uma circulação de dois trabalhos em municípios goianos. A comédia “O Cabra que Matou as Cabras” será apresentado no dia 25/07 (6ª feira), em Cavalcante/GO, às 19h, na Praça da Bíblia, seguido de “Dramas ao Cubo”, no dia 26/07 (sábado), no mesmo horário e local. As apresentações são gratuitas e integram o projeto de manutenção do grupo, que comemora 29 anos de atuação ininterrupta.
Este projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, viabilizado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura – Edital de manutenção de grupos e companhias artísticas 16/2024.
Depois de Cavalcante, será a vez de Morrinhos, onde “Dramas ao Cubo” será apresentado no dia 2 de agosto, às 17 horas, no Lago Municipal Recanto das Araras, e “O Cabra” será apresentado no mesmo dia, às 20 horas, no Teatro Juquinha Diniz.
20 anos de um advogado vigarista, cabras e bodes
Neste espetáculo, que completou 20 anos de sua estreia em 2024, um advogado vigarista sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes e se vê envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, em que uma esposa maliciosa engana seu marido advogado que engana um comerciante ganancioso que engana seu empregado que engana um juiz que quer enganar todo mundo. O texto do espetáculo é uma livre adaptação da peça medieval francesa A Farsa do Advogado Pathelin, de autor desconhecido, mesclado com textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e vários elementos da cultura popular brasileira, O espetáculo ganhou o prêmio de Destaque Cultural do Ano, pelo Conselho Estadual de Cultura em 2005, participou da Caravana Funarte, e também de vários festivais. A peça também ganhou sete prêmios no 11o Festival Nacional de Teatro de America/SP em novembro de 2007.
Caixotes lambe-lambe e suas cenas em miniatura
Dramas ao Cubo é dirigido pela bonequeira e pesquisadora Izabela Nascente, mestre em Artes Cênicas pela UFG. A proposta transforma o olhar do espectador em lente cinematográfica: por um pequeno visor, histórias de mulheres marcantes se desenrolam em até dois minutos, com trilha e narração transmitidas por fone de ouvido. Cada um dos espetáculos guarda um mundo de emoções, delicadezas e reflexões sociais — com miniaturas que encenam vidas reais e personagens reinventadas.
Inspirado nas antigas câmeras fotográficas de rua, o teatro lambe-lambe é brasileiríssimo e surgiu na Bahia, nos anos 1980, criado por duas mulheres — Ismine Lima e Denise Santos. A técnica, que mistura teatro de animação e artes visuais, é reconhecida como um dos formatos mais singulares da dramaturgia brasileira.
Um marco na trajetória da companhia
Com mais de 15 espetáculos no currículo, prêmios nacionais e presença constante em festivais por todo o país, a Cia. de Teatro Nu Escuro é referência em teatro de grupo no Brasil. Fundada em Goiânia, em 1996, a companhia é conhecida por sua pesquisa em dramaturgia autoral, teatro de formas animadas e processos colaborativos.
Este ano, por meio do edital da Política Nacional Aldir Blanc e do Governo de Goiás, o grupo realiza um projeto de manutenção que inclui reapresentações de seu repertório, circulação pelo interior do estado, oficinas com mestres do teatro brasileiro e a aguardada remontagem de O Alienista, obra que dialoga com temas urgentes como saúde mental, rótulos sociais, poder e intolerância.
Segundo o produtor executivo Lázaro Tuim, a ideia foi retomar o diálogo com o público goianiense: “Queríamos estar nos bairros, nas feiras, nas praças. A cidade é o berço da Nu Escuro, e esse projeto foi pensado para retribuir esse vínculo de quase três décadas com o público.”
Serviço: Cia Nu Escuro apresenta “Dramas ao Cubo” e “O Cabra que Matou as Cabras” em Cavalcante/GO e Morrinhos/GO Cavalcante O Cabra Que Matou as Cabras Data: 25 de julho Dramas ao Cubo Data: 26 de julho Local: Praça da Bíblia Horário: 19 horas Morrinhos Dramas ao Cubo Data: 2 de agosto Local: Lago Municipal Recanto das Araras Horário: 17 horas O Cabra Que Matou as Cabras Local: Teatro Juquinha Diniz Horário: 20 horas Entrada gratuita Classificação: livre Foto: Rubens Cerqueira |
Deixe um comentário