Conhecido pelas palavras fortes e que impactam os leitores, o escritor e jornalista Daniel Perroni Ratto se prepara para lançar seu sétimo livro da carreira: “Destemida Ferrabraz” traz consigo uma metáfora que grita resistência, força, energia e resiliência. Nele, a mulher é o centro do debate, onde suas lutas seculares são expostas como marcas que seguem em passo de batalha.
Em “Destemida Ferrabraz”, Ratto traz à tona e imprime em suas páginas o feminino do seu ‘eu lírico’. Somos capazes de detectar uma voz poética que demanda as questões da nossa época e denuncia a violência de gênero.
“Espero sempre que seja uma festa da literatura por onde passar e acima de tudo, chegar cada vez mais em mais leitores.” – Daniel Perroni Ratto, escritor e jornalista
A obra é, sobretudo, um convite para os prazeres da estética, da linguagem, da liberdade criadora da vida. De página em página, a poética se constrói e se reconstrói como se fosse um caleidoscópio mágico de vertigens abissais da alma do poeta. Um ‘eu poético’ insubmisso põe a mulher como epicentro de toda a obra, dando-lhe dimensão de heroína do destino dele desde sempre. Seja como mãe, seja como avó, tia, amor ou fantasia, a mulher avulta na narrativa “poemática” densa, profunda, intrincada e visceral.
Entre os prêmios vencidos por Daniel ao longo de sua carreira como escritor, destacam-se o Prêmio Guarulhos de Literatura em 2019 com o livro, ‘Alucinação’, o projeto E-Vivências – Memórias, Experiências e Teorias, da Prefeitura de São Paulo de 2020 e seu poema “Coisa Simples” foi premiado no 32° Prêmio Moutonneé de Poesias em 2024.
“O poeta troca um lugar de masculinidade dita ‘confortável’ por um exercício de empatia, um relato onde o autor faz uma imersão no feminino e retorna à superfície, a partir de seus amores e suas ancestrais, da citada tia Mirtes, da avó Dagmar, da poeta Laís, edificando uma potente homenagem às mulheres da sua vida”, define a poeta Íris Cavalcante sobre o trabalho de Daniel Perroni Ratto em “Destemida Ferrabraz”

Daniel Perroni Ratto é poeta, jornalista, músico e editor da Editora Algaroba. Pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA/USP, autor dos livros ‘Urbanas Poesias’ (Ed. Fiúza, 2000), ‘Marte mora em São Paulo’ (A Girafa/Escrituras, 2012), ‘Marmotas, amores e dois drinks flamejantes’ (Ed. Patuá, 2014), ‘VoZmecê’ (Ed. Patuá, 2016), ‘Alucinação’ (Algaroba, 2018), ‘Grinalda de um Poeta’ (Algaroba, 2021) e ‘Destemida Ferrabraz’ (Algaroba, 2025).
Deixe um comentário