Home Uncategorized Arquiteto Vitor Martins celebra legado do Ilê Aiyê no Studio Ébano, na CasaCor Bahia
Uncategorized

Arquiteto Vitor Martins celebra legado do Ilê Aiyê no Studio Ébano, na CasaCor Bahia

Compartilhar
Compartilhar

O Studio Ébano, criado pelo arquiteto Vitor Martins, ganha destaque na CasaCor Bahia 2024 pela homenagem ao Ilê Aiyê, bloco afro que celebra 50 anos de resistência cultural e valorização da negritude. A terceira participação consecutiva de Vitor na mostra revela o ambiente, que explora uma baianidade contemporânea, evidenciando a força e a história do grupo. O espaço reflete a rica tradição cultural do bloco através de cores e elementos simbólicos, transformando o legado do Ilê em uma experiência estética e emocional.

Inspirado pela história e identidade do Ilê Aiyê, o Studio Ébano abraça as cores marcantes do bloco — vermelho, amarelo e preto — para criar uma atmosfera única. Com uma paleta mais neutra no mobiliário, Vitor cria amplitude e harmonia, enquanto a parede e o teto pintados da mesma cor da marcenaria reforçam uma sensação de continuidade e conforto no ambiente compacto. Cada detalhe foi pensado para exaltar a brasilidade e a essência baiana, provando que é possível viver de forma prática e confortável em um studio de 45m², sem perder a conexão com a cultura.

Entre as obras de arte do espaço, encontram-se trabalhos de grandes artistas baianos, como Alberto Pitta e J Cunha, além de uma fotografia de Pedro Ariel. Um elemento de destaque é o turbante confeccionado por Dona Dete Lima, uma das fundadoras e estilista do Ilê Aiyê, que traz autenticidade e respeito à ancestralidade afro-brasileira. Além disso, a cabeceira da cama, assinada por Vitor, foi inspirada nas estampas dos tecidos que o Ilê lança a cada ano, sendo uma releitura criativa do legado visual do bloco.

A conexão com o tema “De Presente, o Agora” se torna evidente, já que Vitor Martins traduz a relevância cultural do Ilê Aiyê para as gerações futuras. Em uma solução arquitetônica engenhosa, ele transformou a área técnica do Othon em uma varanda, aproveitando o arco característico da construção. Essa adaptação valoriza a arquitetura do prédio e traz um olhar contemporâneo para o ambiente, ao mesmo tempo em que se conecta com a história do local.

A sustentabilidade também integra o conceito com a reutilização de metais antigos para construir uma divisória entre o quarto e o banheiro, solução que reforça o compromisso do arquiteto com práticas mais conscientes.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas
Uncategorized

Confira a programação da primeira semana do Goiás Gastronomia

O Sistema Fecomércio Sesc e Senac por meio do Conselho Empresarial de...

Uncategorized

Coquetel de lançamento do novo Ford Territory 2026 em Goiânia

Os diretores Edgar Queiroz, Mário Henrique Queiroz, Tarciso Cardoso e Ana Beatriz Queiroz receberam...

Uncategorized

Novo Ford Territory 2026, ganha noite de lançamento em Goiânia

Os diretores Edgar Queiroz, Mario Henrique Queiroz e Tarciso Cardoso lançarão o novo Ford Territory...

Uncategorized

Empreendimentos projetados para locação de temporada crescem como alternativa para enfrentar dilemas em condomínios residenciais

A crescente popularização de locações por temporada tem transformado o mercado imobiliário...